Você sabia que gerenciando o seu tempo, você poderá ganhar 300% de chance de sucesso? É isso mesmo, 300% de chance de sucesso? O motivo é simples, “o planejamento estimula o cérebro a detectar e a aproveitar oportunidades. Ou seja: a gestão (ou administração) do tempo coloca você em um estado de prontidão para o sucesso.
O primeiro passo para iniciar uma boa gestão é analisando qual a relação com o seu tempo para isso responda: O meu tempo é? __
A sua frase expressa mais disposição para você encarar o seu dia a dia? Ou, ela deixa você desanimado e ansioso?
Caso a sua resposta seja a última não se desespere, segue 4 dicas simples e eficiente que ajudarão no seu planejamento e por consequência também auxiliarão na sua gestão do tempo.
Segue algumas dicas que farão grandes diferenças na sua vida:
1) Defina as suas prioridades. Mas, para isso pergunte-se: o que é realmente importante para mim? Se você prestar atenção, vai reparar que, às vezes, a pressão do dia a dia faz com que demos mais importância a alguns aspectos de nossa vida e deixemos de lado outros. E você quer evitar esse risco de viver de modo mais equilibrado, não quer? Então identifique as prioridades nos diferentes aspectos de sua vida.
2) Objetivo: O que você realmente quer atingir do ponto de vista profissional? Pessoal? Financeiro? Familiar? Social? Anote suas respostas e formule seus objetivos. Certifique-se de que eles sejam: realistas; viáveis; com prazo para serem atingidos; alinhados às suas prioridades. Lembre-se: ao identificar prioridades, você estabelece a direção que deseja seguir nos diferentes aspectos de sua vida. Ao formular objetivos, você começa a desenhar a rota que o levará nessa direção.
3) Ações direcionadas: Nesta etapa, você identifica as ações necessárias para atingir seus objetivos. Essas ações devem ser realizadas dentro de um prazo definido, e é por elas que você começa a planejar seu tempo. Para identificar as ações, pergunte-se: o que eu, e somente eu, posso fazer e que, se for bem-feito, fará uma grande diferença para a realização dos meus objetivos?
4) Atividades rotineiras: Depois de colocar em seu planejamento as ações necessárias para atingir seus objetivos, comece a encaixar as demais atividades da seguinte forma: *Identifique as tarefas do dia a dia que você mesmo precisa fazer e delegue as que você não precisa. * Verifique como otimizar o tempo gasto com tarefas rotineiras por meio de processos mais eficientes, delegação de partes da tarefa e/ou realocação de recursos.
Observação: a gestão eficaz do tempo é aquela que permite a realização de seus objetivos. Se todo o seu tempo é consumido por tarefas rotineiras, e não por ações voltadas para objetivos, alguma coisa está errada. Preste atenção no seu dia a dia e faça as mudanças necessárias.
Fonte: Revista Harvard Businness Review.
Christine Bianchi – Psicóloga, Coach, Especialista em Carreira, Terapeuta EMDR.
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