Todo mundo que já teve um emprego, em algum momento, sentiu a pressão do estresse relacionado ao trabalho. Qualquer trabalho pode ter elementos estressantes, mesmo se você adorar o que faz. No curto prazo, você pode sofrer pressão para cumprir um prazo ou cumprir uma obrigação desafiadora. Mas quando o estresse no trabalho se torna crônico, pode ser opressor – e prejudicial à saúde física e emocional.
As fontes mais comuns de de estresse no trabalho, são os salários baixos, cargas de trabalho excessivas, poucas oportunidades de crescimento ou avanço, trabalho que não é envolvente ou desafiador, falta de suporte social, não ter controle suficiente sobre as decisões relacionadas ao trabalho, demandas conflitantes ou expectativas de desempenho pouco claras.
Porém, saiba que existe algumas medidas que podem ajudar aliviar o estresse, como:
Monitorar seus estressores: Mantenha um diário por uma ou duas semanas para identificar quais situações criam mais estresse e como você reage a elas. Registre seus pensamentos, sentimentos e informações sobre o ambiente, incluindo as pessoas e as circunstâncias envolvidas, o ambiente físico e como você reagiu. Você levantou sua voz? Quer fazer um lanche na máquina de venda automática? Ir caminhar? Fazer anotações pode ajudá-lo a encontrar padrões entre seus estressores e suas reações a eles.
Desenvolver respostas saudáveis: Em vez de tentar combater o estresse com fast food ou álcool, faça o possível para fazer escolhas saudáveis quando sentir que a tensão aumenta. O exercício é um grande destruidor de estresse. A ioga pode ser uma escolha excelente, mas qualquer forma de atividade física é benéfica. Também reserve tempo para hobbies e atividades favoritas. Quer seja ler um romance, ir a concertos ou brincar com a família, reserve um tempo para as coisas que lhe dão prazer. Dormir de boa qualidade o suficiente também é importante para o controle eficaz do estresse. Construa hábitos de sono saudáveis, limitando a ingestão de cafeína no final do dia e minimizando atividades estimulantes, como o uso do computador e da televisão, à noite.
Estabelecer limites: No mundo digital de hoje, é fácil sentir a pressão para estar disponível 24 horas por dia. Estabeleça alguns limites de vida profissional para você. Isso pode significar criar uma regra para não checar os e-mails de casa à noite ou não atender o telefone durante o jantar. Embora as pessoas tenham preferências diferentes no que diz respeito ao quanto combinam seu trabalho com a vida doméstica, a criação de alguns limites claros entre esses reinos pode reduzir o potencial de conflito entre a vida profissional e a profissional e o estresse que isso acompanha.
Tirar um tempo para recarregar: Para evitar os efeitos negativos do estresse crônico e do esgotamento, precisamos de tempo para nos repor e retornar ao nosso nível de funcionamento pré-estresse. Este processo de recuperação requer “desligar” do trabalho por ter períodos de tempo em que você não está envolvido em atividades relacionadas ao trabalho, nem pensando no trabalho. É por isso que é fundamental que você se desconecte de vez em quando, de uma forma que se adapte às suas necessidades e preferências. Não desperdice os seus dias de férias. Quando possível, tire um tempo para relaxar e descontrair, para voltar ao trabalho se sentindo revigorado e pronto para dar o seu melhor. Quando você não puder tirar uma folga, dê um impulso rápido desligando seu smartphone e concentrando sua atenção em atividades não laborais por um tempo.
Aprenda a relaxar: Técnicas como meditação, exercícios de respiração profunda e atenção plena (um estado em que você observa ativamente as experiências e os pensamentos presentes sem julgá-los) podem ajudar a dissipar o estresse. Comece reservando alguns minutos por dia para se concentrar em uma atividade simples como respirar, caminhar ou desfrutar de uma refeição. A habilidade de ser capaz de se concentrar intencionalmente em uma única atividade sem distração ficará mais forte com a prática e você descobrirá que pode aplicá-la a muitos aspectos diferentes de sua vida.
Fale com seu supervisor: A saúde do funcionário foi associada à produtividade no trabalho, portanto, seu chefe tem um incentivo para criar um ambiente de trabalho que promova o bem-estar do funcionário. Comece tendo uma conversa aberta com seu supervisor. O objetivo não é fazer uma lista de reclamações, mas sim elaborar um plano eficaz para gerenciar os estressores que você identificou, para que você possa ter o melhor desempenho possível no trabalho. Embora algumas partes do plano possam ser projetadas para ajudá-lo a melhorar suas habilidades em áreas como gerenciamento de tempo, outros elementos podem incluir a identificação de recursos de bem-estar patrocinados pelo empregador que você pode acessar, esclarecendo o que é esperado de você, obtendo os recursos necessários ou apoio de colegas , enriquecendo seu trabalho para incluir tarefas mais desafiadoras ou significativas.
Obtenha algum apoio. Aceitar a ajuda de amigos e familiares de confiança pode melhorar sua capacidade de controlar o estresse. Seu empregador também pode ter recursos de gerenciamento de estresse disponíveis por meio de um programa de assistência ao funcionário, incluindo informações online, aconselhamento disponível e encaminhamento para profissionais de saúde mental, se necessário. Se você continuar a se sentir oprimido pelo estresse do trabalho, converse com um psicólogo, que pode ajudá-lo a controlar melhor o estresse e mudar comportamentos não saudáveis.
Christine Bianchi (CRP 12/11234) – Psicóloga especialista em desenvolvimento pessoa e profissional.