Site Loader

A dificuldade financeira está longe de ser o único problema ligado ao desemprego. Pois, muitos de nós conectamos o nosso objetivo, propósito e senso de identidade e de realização ao trabalho. Por isso, a demissão pode ser um dos eventos traumáticos na vida de um ser humano, e gerar baixo bem-estar e afetar a saúde mental.

Mas, colocando em ação algumas dicas, isto te ajudará a lidar com estes momentos desafiadores, obter bem-estar e te fortalecer na busca de novas oportunidades, já que emoções positivas te deixa mais produtivo, mais criativo e determinado para a ação.

Então confira as dicas…

1 Estruture o seu tempo

Elabore um cronograma de atividades que você deverá realizar durante a semana e siga este cronograma. Entre eles, separe ao menos 2 horas diárias para buscar oportunidade de trabalho. Lembre-se: a busca por um emprego, deve-se ser considera um trabalho, pois ela exige dedicação e esforço.

2 Contato social

Bons relacionamentos são importantíssimos para as emoções positivas. Então, busque se relacione com as pessoas, mesmo que seja por vídeo conferência ou chamada telefônica.

3 Esforço coletivo

As pessoas se sentem parte de algo maior quando somam esforços por uma visão compartilhada. Então, busque compartilhar os seus objetivos com pessoas próximas.

4 A identidade social

Na sua vida você tem vários papéis como de pai e mãe, marido e esposa, amigo, cidadão…e por aí vai. Então, analise de que forma estão os seus papéis e se faça a seguinte pergunta: Quais destes você precisa ter mais atenção? E quais são as ações que você pode ter para se conectar mais com esses papéis? E entre em ação 😉

5 A atividade regular

Realize algum tipo de exercícios físicos, hobbies, estudos, atividades em família, ações comunitárias e sociais.

Gostou? Então compartilhe com aquelas pessoas que está desempregada e que você poderá ajudá-la a ser mais forte nesses momentos desafiadores.

Christine Bianchi – Psicóloga e Especialista em desenvolvimento de Carreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *